top of page

Fachada de entrada

Pátio descoberto interno no nível intermediário entre o térreo e o pavimento inferior.

A praça de entrada da escola é orientada para dar prioridade aos pedestres e usuários de transporte público; o estacionamento dá para a via de acesso segundária lateral; o cerrado entra no projeto pela quadra e pátio descoberto.

Diagramas de setorização, circulação, pátios, estrutura e cobertura.

Pátio coberto

Corte transversal: o projeto se acomoda à declividade do terreno.

Corte detalhado

Corredor das salas de aula

Salade leitura

Escola Classe Crixá

A Escola Classe Crixá será um marco urbanístico importante na construção da identidade da comunidade desse novo bairro. O edifício transmite a sensação de receptividade criativa  e estimulante, em oposição à monumentalidade opressora frequentemente vivenciada em escolas. 
Referindo-se às escolas-parque existentes no Distrito Federal, a ­escola pode abrir ao público programas como o auditório, a quadra esportiva ou o laboratório de informática. O pátio coberto orientado para a rua torna a instituição transparente.

A ­implantação do projeto proposto respeita à topografia original do terreno e, na porçã ­voltada para a ­avenida principal, tem apenas um pavimento, enquanto o ­segundo ­pavimento aflora no terreno, o que pode ser percebido de maneira ­sutil pelo usuário à medida que percorre pela edificação.

O  pátio  central recebeu tratamento paisagístico especial e foi dividido em diversos ­patamares ­ajardinados.
A rampa dá acesso a vários patamares de ­jardim ou arquibancada. A intenção é  tornar a rampa um espaço de convivência e garantir a inclusão social de pessoas com ­deficiência, mais do que apenas atender à obrigação trazida pela norma de ­acessibilidade.

bottom of page